sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: SINÔNIMO DE RESPONSABILIDADE!

  Tempo, espaço e educação escolar
Falar de uma escola de Tempo Integral implica considerar duas importantes questões: tempo e espaço.
De acordo com Viñao-Frago:
[...] esses lugares e tempos são determinados e determinam uns ou outros modos de ensino e aprendizagem. [...] Em síntese, o espaço e o tempo escolares não só conformam o clima e a cultura das instituições educativas, mas também educam.

É importante ressaltar que, só faz sentido pensar na ampliação da jornada escolar, com o Projeto de Tempo Integral, se considerarmos uma concepção de educação integral, no sentido de que a extensão e a permanência da criança na escola represente uma ampliação de oportunidades e novas situações de aprendizagem que promovam avanços significativos na vida do aluno e que tenha também, como objetivo, sua preparação para a vida, onde ele adquira novos saberes além dos passados nas aulas regulares.
            Por isso, a Escola Municipal Santo Antônio, procura trabalhar de forma a atender a todos os alunos que necessitem permanecer na escola em tempo integral, além do que é um grande auxílio para os pais que podem deixar seus filhos dentro da escola, por trabalharem o dia todo, e estes sabem que seus filhos serão bem tratados e cuidados com o maior carinho e amor possível.
            São ministradas várias aulas: monitoria de português e matemática, conto, música, educação física, artes e informática, além do reforço que auxilia os professores do período da tarde. Este reforço é um meio de sanar as dificuldades que os alunos venham a ter nas aulas regulares do período da tarde. Todos os alunos são avaliados criteriosamente pelas supervisoras, direção e professoras, e, aqueles que são indicados para frequentar o reforço, após reunião com os pais, são direcionados a trabalhar no que eles mais necessitam aprender, no que já foi comprovado a sua eficácia, pois todos apresentam grandes avanços.
No que se pode ver a Escola Municipal Santo Antônio, procura como seu objetivo principal a preparação de nossos alunos tanto para o trabalho quanto para a vida e não é acaso que estamos sempre com elevados índices de aproveitamento em todas as provas do governo federal.
Uma luta que começa em casa e termina na escola, numa perfeita parceria entre escola e comunidade!
ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO: ENSINANDO VALORES, FORMANDO CIDADÃOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário